Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Abertura do Elos em Sapucaia


 Aconteceu hoje, em Sapucaia, no Centro Cultural Professora Maria das Graças Santos, a reunião de abertura do Curso de Formação Estruturante do Programa Elos de Cidadania. Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Secretária de Educação e Cultura de Sapucaia, Maria José Bonfim, professores da rede estadual e municipal, a tutora do polo, Cilene Freitas e a Professora e palestrante, Jacqueline Bento. Representando a Superintendência de Educação Ambiental (SEAM) e a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), o Assessor Leandro Greco e a Coordenadora do Eixo Formal da SEAM, Andrea Bello.

Andrea Bello, Dorinha e Leandro
Segundo o Assessor da SEA, Leandro Greco, Sapucaia é uma cidade acolhedora e parceira de todas as iniciativas da SEAM.

"Nos sentimos muito bem recebidos por todos. Os professores nos pareceram entusiasmados e a Professora Dorinha, nossa grande parceira, nos ofereceu toda a estrutura necessária para a execução do Programa. É muito bom poder contar com Sapucaia."

Dorinha com o Convite para o
II Seminário
Na ocasião, a Secretária Maria José, a "Dorinha", recebeu das mãos da tutora, Cilene Freitas, o convite para o II Seminário de Educação Ambiental na Prevenção e no Enfrentamento de Acidentes e Desastres Naturais, que acontecerá em Nova Friburgo, dias 03 e 04 de maio.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

I Seminário Interno de Equipe - Elos Enfrentamento

Este é o primeiro vídeo de nossa equipe de trabalho!
Não ficou ótimo?!



Gestão Social: a gestão da pluralidade como uma alternativa

Pessoal!

Segue logo abaixo uma sugestão de leitura enviada pelo nosso Coordenador Administrativo, Leandro Greco, sobre "Gestão Social: a gestão da pluralidade como uma alternativa".

O texto sugerido é o item 3 do Artigo "Gestão Social como caminho para a redefinição da esfera pública" do V Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (2011), Florianópolis / SC.

Link: http://anaisenapegs2011.cariri.ufc.br/dmdocuments/p137.pdf

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Vem aí o Elos Formação!

Fique ligado!


O Enfrentamento é agora!

Colégio Estadual Doutor Tuffy El Jaick
em Duas Pedras, Nova Friburgo.
O Elos Enfrentamento, um dos componentes do Programa Elos de Cidadania da Superintendência de Educação Ambiental (SEAM) da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) iniciou os trabalhos nos sete municípios da região serrana, neste mês de abril. Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia e Teresópolis serão os protagonistas desta história. 

Até o momento, foram realizadas diversas oficinas para estudantes da rede pública estadual com foco nas duas  comunidades mais afetadas pelas chuvas de cada município, segundo a avaliação das Defesas Civis Municipais, importantes parceiras desta iniciativa. 

Segundo a Superintendente de Educação Ambiental da SEA, Lara Moutinho, o Elos Enfrentamento tem tudo para dar certo.

- Estamos promovendo um projeto inédito em parceria com as Secretarias Municipais de Defesa Civil para levar às comunidades um conhecimento, que antes, ficava armazenado em outros cenários sociais. Nosso foco no qualitativo vai garantir o sucesso deste desafio, e quem sabe um dia não sejamos referência nacional em Educação Ambiental, não é mesmo? Nossa Superintendência vem trabalhando muito para isso.

Embora as atividades já tenham se iniciado, o Elos Enfrentamento terá sua abertura marcada pelo II Seminário de Educação Ambiental na Prevenção e no Enfrentamento de Acidentes e Desastres Naturais que ocorrerá em Nova Friburgo, na Câmara Municipal nos dias 03 e 04 de maio.

Grupo de trabalho do Colégio Estadual Maurício de Abreu em Sapucaia.
Com eles a articuladora Cilene Freitas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Elos Enfrentamento em Bom Jardim


Instrutor Hamilton e Articuladora Nathália no Colégio
Municipal Amanda Farias de Almeida, em Banquete

Nos dias 17 e 18 de abril, a equipe do Enfrentamento realizou as primeiras oficinas para os estudantes do Colégio Municipal Amanda Farias de Almeida, em Banquete, e do Colégio João Brasil, em São José do Ribeirão, no município de Bom Jardim.

Com estudantes interessados e participativos, a articuladora Nathália Araújo e o instrutor Hamilton Thuller, trabalharam conceitos de identidade e pertencimento sob a ótica da Educação Ambiental de forma crítica e historicizada.

Nesta primeira oficina, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre o lugar onde vivem, observar seu município de perto no intuito de construir um mapa que contemplasse sua visão sobre o lugar onde moram identificando comunidades, escolas, rios, comércio local e demais referências.

Este foi apenas o primeiro passo em Bom Jardim. Vamos aguardar pelos seguintes?

O instrutor Hamilton junto dos alunos do Colégio João
Brasil, em São José do Ribeirão

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Estudantes da rede pública em combate a Dengue


Estudantes da Escola Estadual Municipalizada Rodolfo Gonçalves
em passeata contra a Dengue

No último dia 30 de março, estudantes e professores da Escola Estadual Municipalizada Rodolfo Gonçalves, em Cordeiro, Rio de Janeiro, promoveram a Ação Elos Contra a Dengue. A passeata teve o objetivo de sensibilizar e levar informações à comunidade do entorno da escola sobre a doença e o que deve-se fazer para evitá-la. Com o apoio de professores e profissionais da área de saúde, os estudantes puderam mostrar que ações de cidadania fazem a diferença.

A Ação Elos é uma das atividades do Programa Elos de Cidadania da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Cordeiro contou com apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, e, da Polícia Militar.

Elos de Cidadania promove seminário interno do componente Enfrentamento


Instrutor Marcelo Bodart do polo de Areal
desenhando a planta de seu mapa

O componente Prevenção e Enfrentamento de Acidentes e Desastres Naturais (Elos Enfrentamento), do Programa Elos de Cidadania, promoveu nos dias 3 e 4 de abril, no Campus Maracanã da Uerj, o primeiro seminário interno com sua equipe de articuladores e instrutores. O seminário serviu de preparação para a abertura das oficinas do Elos Enfrentamento, que acontecerá no próximo dia 16, com estudantes de sete municípios da Região Serrana (Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia e Teresópolis). Os participantes do seminário simularam as diversas atividades previstas nas oficinas, entre elas, o mapeamento socioambiental de comunidades e debates sobre conceitos como os de cidadania e gestão participativa.

Com a parceria da Defesa Civil Municipal, o Elos Enfrentamento pretende levar informações para comunidades da região serrana sobre prevenção e enfrentamento de problemas provocados pela ação do homem e outros de origem natural. As escolas funcionarão como polos irradiadores deste conhecimento. Do elo estabelecido entre as comunidades participantes e os articuladores, surgirão indicadores que facilitarão a atuação do projeto.

Criado em 2007, o Programa de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania é uma realização da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA-RJ), em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e conta com o apoio da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cecierj) e com o financiamento do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam-RJ). 


Além do componente Elos Enfrentamento, o Programa Elos de Cidadania atua em outras duas frentes: com o componente Elos Formação, um curso de Educação Ambiental dirigido a escolas públicas do Estado, e com o componente Elos Fortalecendo, que monitora os desdobramentos do programa nas escolas já atendidas.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Elos Enfrentamento em Sapucaia

No último dia 10 de abril, a equipe do Elos no Enfrentamento esteve na Secretaria de Planejamento e Defesa Civil, e na Prefeitura Municipal de Sapucaia, um dos sete municípios do componente. Na ocasião, estiveram juntos em visita à Prefeitura o Instrutor Gustavo Bard, a Secretária de Educação e Cultura, Maria José Bonfim, a Articuladora Cilene Freitas e o Secretário de Planejamento e Defesa Civil, Marco Antonio Teixeira (foto). Uma oportunidade preciosa para a apresentação do Elos no Enfrentamento para nossos grandes parceiros nesta empreitada que certamente será de sucesso!

Da esquerda: o Instrutor Gustavo, a Secretária de Educação e Cultura Maria José , a Articuladora Cilene e o Secretário de Planejamento e Defesa Civil Marco Antônio

Google Earth

Companheiros!

Pensando em como seria visualizar os municípios utilizando o Google Earth, preparamos uma rápida passada de olhos para vocês.




quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dedo de Deus 100 anos da Conquista


Alô, pessoal! O Parque Nacional da Serra dos Órgãos e a Prefeitura de Teresópolis promovem o evento “Dedo de Deus 100 anos da Conquista”, em comemoração ao centenário anos da conquista do pico, símbolo nacional do montanhismo.

Quer dar uma conferida? Deem uma espiada no site do Clube dos Aventureiros pelo link abaixo:

http://www.clubedosaventureiros.com/conteudo/noticias/1060-comemoracao-pelos-100-anos-da-conquista-do-dedo-de-deus

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mãos à obra!

Pessoal! Temos um longo ano pela frente e desde já agradecemos a todos que direta ou indiretamente tem colaborado com o trabalho, quer seja por meio das instituições parceiras, quer seja pelo simples acesso curioso.

Conforme dito anteriormente, nosso trabalho é fundamentado na relação entre atores sociais que ainda não possuíam um diálogo estabelecido, um elo: comunidades atingidas pelas chuvas na região serrana do Rio e Defesas Civis Municipais, nossos grandes parceiros.

Vamos atuar em sete municípios neste ano. Serão eles: Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, Sapucaia, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis.

Abril será nosso mês definitivo porque, como se diz por aí, vamos colocar o carro na rua! Os contatos já estão sendo estabelecidos e os municípios com quem trabalharemos já se mostraram muito favoráveis à ideia nos dando apoio e acolhendo nossa equipe a cada visita.

Enquanto o trabalho esquenta, aqui vão alguns links interessantes que norteiam nossas discussões no Projeto "Educação Ambiental na Prevenção e no Enfrentamento de Acidentes e Desastres Naturais".


Confira o Artigo sobre Paulo Freire está no tópico "Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade", nº 26, livro "Pensar o Ambiente - bases filosóficas para a educação ambiental", na página 205. Este texto pode nos dar uma boa contextualizada!

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12814&Itemid=872

Sobre "POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA: atores sociais para a construção da sociedade justa e sustentável" temos o texto de Philippe Pomier Layrargues com considerações bastantes interessantes.


Por hoje é só pessoal! Vamos fazer deste o nosso espaço de discussões!

quinta-feira, 1 de março de 2012

O desafio está lançado!


Fruto da parceria entre a Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEAM) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Curso de Educação Ambiental no Enfrentamento de Acidentes e Desastres foi uma orientação do Secretário da Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA), o Sr. Carlos Minc, no intuito de atender às demandas ocasionadas pelas chuvas de janeiro de 2011 na Região Serrana do Rio.

O curso tem como objetivo consolidar ações de curto, médio e longo prazo que possam construir uma cultura de participação na gestão ambiental, prevenção e resposta aos problemas ocasionados pelas chuvas, que atingem a região todos os anos, utilizando ferramentas de Educação Ambiental como principal instrumento.

Com recursos financeiros oriundos do Fundo de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM) somados às parcerias entre Poder Executivo (SEA), Academia (UERJ) e população, foi desenvolvido um componente (parte integrante do Programa Elos de Cidadania) voltado para uma formação em educação ambiental e noções de defesa civil, numa ação conjunta em prol da população serrana. As Defesas Civis Municipais vem somar-se nesta empreitada, fortalecendo nossas ações junto às escolas e comunidades como educadores ambientais.

Em 2011, o Programa “ELOS DE CIDADANIA”, nos meses de novembro e dezembro, considerados meses de alerta, conseguiu levar a Defesa Civil em locais em que ela ainda não teria conseguido chegar com recursos próprios, instruindo às comunidades sobre como agir em situações extremas.