Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Elos de Cidadania promove seminário interno do componente Enfrentamento


Instrutor Marcelo Bodart do polo de Areal
desenhando a planta de seu mapa

O componente Prevenção e Enfrentamento de Acidentes e Desastres Naturais (Elos Enfrentamento), do Programa Elos de Cidadania, promoveu nos dias 3 e 4 de abril, no Campus Maracanã da Uerj, o primeiro seminário interno com sua equipe de articuladores e instrutores. O seminário serviu de preparação para a abertura das oficinas do Elos Enfrentamento, que acontecerá no próximo dia 16, com estudantes de sete municípios da Região Serrana (Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia e Teresópolis). Os participantes do seminário simularam as diversas atividades previstas nas oficinas, entre elas, o mapeamento socioambiental de comunidades e debates sobre conceitos como os de cidadania e gestão participativa.

Com a parceria da Defesa Civil Municipal, o Elos Enfrentamento pretende levar informações para comunidades da região serrana sobre prevenção e enfrentamento de problemas provocados pela ação do homem e outros de origem natural. As escolas funcionarão como polos irradiadores deste conhecimento. Do elo estabelecido entre as comunidades participantes e os articuladores, surgirão indicadores que facilitarão a atuação do projeto.

Criado em 2007, o Programa de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania é uma realização da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA-RJ), em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e conta com o apoio da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cecierj) e com o financiamento do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam-RJ). 


Além do componente Elos Enfrentamento, o Programa Elos de Cidadania atua em outras duas frentes: com o componente Elos Formação, um curso de Educação Ambiental dirigido a escolas públicas do Estado, e com o componente Elos Fortalecendo, que monitora os desdobramentos do programa nas escolas já atendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário